Tratamentos e Serviços Dentários
CLÍNICA GERAL – Uma clínica geral de alto nível talvez seja a parte mais nobre da Odontologia, pois integra conhecimentos de todas as áreas de especialidade em função das necessidades de cada caso. Com a super especialização que tem ocorrido na Odontologia nos últimos anos, poucos profissionais hoje conseguem ter uma visão multidisciplinar completa e humanizada, tão necessárias ao resgate e à manutenção da saúde bucal das pessoas.
ODONTOPEDIATRIA – Odontopediatria é o ramo da odontologia que trata dos dentes das crianças desde o nascimento até a juventude ao mesmo tempo em que constrói um resultado de confiança e autoestima na idade adulta. A odontopediatria é definida como a prática de cuidados bucais preventivos em crianças desde o nascimento até a adolescência.
ORTODONTIA – Os aparelhos dentários (ortodônticos) podem corrigir dentes tortos e desalinhados, além de melhorar a saúde e aparência do sorriso de jovens e adultos. Basicamente, a função de um aparelho ortodôntico é aplicar uma pressão constante sobre o dente na direção necessária para que ele, com o tempo, fique alinhado. À medida que o dente se move, o alvéolo dentário vai mudando de forma.
PREVENÇÃO – Em nenhuma área da saúde a prevenção é tão claramente responsável pela diminuição nos índices de problemas bucais dos mais variados como as modernas técnicas de prevenção aplicadas por uma Odontologia de alto padrão têm conseguido. Atualmente os conceitos de prevenção avançaram tanto que já se iniciam com os recém nascidos no que é conhecida como Odontologia para bebês, até a Odontologia Preventiva Geriátrica.
Restaurações – No procedimento adesivo uma resina que tenha a mesma coloração do dente é aplicada, esculpida e endurecida com uma luz especial. Esse é um dos procedimentos odontológicos mais baratos e simples. Ele pode ser usado para restaurar dentes quebrados ou lascados, para o preenchimento de espaços, remodelar o sorriso ou substituir restaurações de amálgama.
Próteses – Quando a prevenção falhou em algum momento e os recursos reparadores não puderam impedir a perda dentária ou nos casos de acidentes ou traumas bucais, as reabilitações com próteses dentárias trazem novamente a funcionalidade mastigatória e a beleza do sorriso. O projeto e a confecção de peças protéticas com os melhores laboratórios junto com as mais modernas técnicas e materiais de preparo do remanescente bucal tem operado verdadeiros milagres nas reconstruções bucais na Odontologia de hoje.
Implantes – Milhares de pessoas sofrem da perda de dentes, principalmente devido à cárie, doença periodontal ou acidentes; Os implantes dentários – colocação de raízes artificiais feitas de titânio – asseguram uma base firme para a colocação de dentes artificiais (coroas), fixas ou removíveis. Também é possível, ao invés de coroas individuais, implantar em alguns pacientes barras que sustentam uma prótese removível.
Tratamento de Canal – O tratamento de canal nos dentes é feito quando a polpa está infeccionada ou até mesmo um problema periodontal mais severo, que permitam a penetração de bactérias no interior do dente. A polpa é um tecido que produz a dentina, material que forma a maior parte do dente. Ela pode infeccionar por causa de uma cárie profunda, fratura ou trinca no dente que permita a penetração de bactérias.
Periodontia – A Periodontia é a área da Odontologia que trata as doenças da gengiva, visando a prevenção às doenças e, se estas já estiverem instaladas, devolver a saúde aos Pacientes. Inúmeras doenças podem ser agravadas pelas doenças da gengiva, como o Diabetes, problemas cardíacos e outras. Uma A gengiva saudável é firme, cor de rosa coral, não sangra facilmente e cobre toda a raiz do dente. Os dentes estão bem presos ao osso alvolar (de suporte dentário) através das fibras do ligamento periodontal bem inseridas nas raízes dentárias.
Facetas – As facetas são finas camadas que revestem a superfície frontal dos dentes. Elas podem ser feitas de porcelana ou resina, e são aderidas à frente dos dentes, alterando a cor, a forma e o tamanho dos dentes, valorizando muito mais o sorriso. Na comparação com as coroas, as facetas são mais conservadoras (não precisa desgastar tanto o dente), contudo, o procedimento é irreversível.
Clareamento – Existem vários métodos de clareamento dental disponíveis como cremes dentais, géis, fitas, moldeiras e, obviamente, clareamento dental feito por um dentista. O procedimento é ideal para pessoas que tenham dentes e gengivas saudáveis e os melhores resultados são obtidos em indivíduos cujos dentes estão mais amarelados.
“Lentes de Contato” Odontológica e Coroas de Porcelana – Uma das grandes novidades no mundo da reabilitação estética é o recobrimento dos dentes anteriores com uma finíssima camada de porcelana que fica aderida ao esmalte dentário sem necessidade de desgastes nos dentes; Pela similaridade de forma e espessura tem se chamado tais peças de recobrimento dentário de “lentes de contato” devido a sua semelhança com as oftalmológicas; Pode-se modificar tanto a forma como a cor dos dentes sem a necessidade de procedimentos invasivos utilizando-se tais técnicas. Muito provavelmente aqueles atores/atrizes que tem um sorriso espetacularmente belo devem ter se valido desta nova tecnologia estética em seu sorriso em um ou mais dentes.
Plástica Gengival – A plástica gengival ou gengivoplastia, é um procedimento cirúrgico que tem como finalidade refazer o contorno da gengiva nos dentes, sendo que é realizado no próprio consultório do dentista especializado em periodontia. Desta forma, se você percebe que sua gengiva é grande demais e ocupa quase que todo o seu sorriso, saiba que este probleminha tem conserto, sendo bem simples e rápido, e a recuperação pós-operatório é de aproximadamente uma semana.
Sedação Consciente – Um dos principais problemas dos pacientes é o medo e a ansiedade de vir ao dentista, tanto em crianças como adultos; Um dos grandes objetivos da Medicina Dentária moderna é o controle deste medo e ansiedade. O método utilizado de sedação é feito por intermédio de uma pequena máscara nasal ajustada para que o paciente inale o gás sedativo enquanto o profissional executa seu atendimento. O paciente permanece consciente e acordado durante todo o processo e após a consulta a recuperação é completa e imediata, podendo inclusive ele próprio sair dirigindo seu veículo logo após a suspensão da sedação.