DBA Odontologia em Curitiba

Especialidades da Ortodontia

Odontologia e Ortodontia no Centro de Curitiba

Existem três tipos básicos de especialidades dentro da ortodontia e que classificamos quanto ao momento da abordagem: 

Ortodontia Preventiva | Ortodontia Interceptativa | Ortodontia Corretiva
Aparelho Alinhador Removível em Curitiba

Ortodontia Preventiva

A Ortodontia Preventiva, consiste na prevenção de problemas que podem ser percebidos desde a infância e durante o seu crescimento ósseo facial e também durante o início das trocas dos dentes de leite. Nessa especialidade da ortodontia é comum recomendarmos aparelhos móveis para sanar o problema já no início deste.

Dar início a este tratamento de ortodontia preventiva faz com que os riscos de mastigação errada, distúrbios nas articulações do maxilar, alinhamento dos dentes e demais problemas decorrentes da má formação da arcada dentária não se estabeleçam e é importante ter em mente que cuidar antecipadamente só traz benefícios e um economia significativa no orçamento.

Aparelho Alinhador Corretivo em Curitiba

Ortodontia Interceptativa

A Ortodontia Interceptativa é uma ortodontia com alvo no problema e com a finalidade de parar a sua evolução. O especialista ortodontista analisa o paciente e quando percebe que uma criança, ou adolescente, está começando a desenvolver algum distúrbio dental é apresentada um planejamento de forma a atuar sobre o problema para que ele não se instale por definitivo. Entre os problemas estão o posicionamento dos dentes e as suas bases ósseas, além de problemas respiratórios e de posicionamento lingual ou labial inadequado. Na Ortodontia Interceptativa podemos recomendar tanto aparelhos móveis, porém já é possível promover a instalação de aparelhos fixos na parte anterior do arco dentário.

Aparelho Alinhador Fixo em Curitiba

Ortodontia Corretiva

A Ortodontia Corretiva é a mais buscada nos dias atuais e é aquela especialidade que foca na correção do problema já presente. A Ortodontia Corretiva geralmente é aplicada em adultos ou em adolescentes que já terminaram a curva de crescimento que vai dos 16 aos18 anos. No caso do distúrbio de maloclusão, quando este já está instalada, o ortodontista terá muito mais dificuldade para reverter o problema satisfatoriamente. Em muitos casos é necessário usar de técnicas bem mais invasivas do que se fosse feito o tratamento preventivo e entre os procedimentos cirúrgicos, que podem ser extensos (ex: cirurgia ortognática), está a extração de dentes para criação de um espaço para acomodação e alinhamento dos dentes.

Scroll to Top
No que podemos ajudar?